quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O Trecho Norte do Ferroanel



Paulo Schiff 

 é jornalista e escreve para o DCI às terças e quintas

O governo federal e o estadual estão dispostos a acelerar a construção do Ferroanel. 


Que já chega com um atraso de pelo menos 50 anos. 

O anel ferroviário em torno da Grande São Paulo é muito importante para o Porto de Santos. 

O nível de competitividade no mercado internacional exige o barateamento do frete interno num país de dimensões continentais como o Brasil. 

E o barateamento vem pelo transporte ferroviário. 

Só que para atravessar São Paulo, as composições de carga compartilham os trilhos utilizados também pelos trens de passageiros

Minguadas sobras 

Ficam só com as minguadas sobras de horários - como as da madrugada entre 1h e 4h.
 
A partir de 2015, essas sobras vão minguar ainda mais. Então a ideia é voar com a licitação para pegar carona na construção do Trecho Norte do Rodoanel e aproveitar o mesmo traçado e os mesmos estudos de impacto de desapropriações. 

Se essa parceria tucano-petista der certo, o exportador brasileiro e o Porto de Santos vão agradecer penhorados. 

Depois do leite derramado... 

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) tomou uma previsível decisão: a de rever os procedimentos que culminaram com os arrendamentos de terminais e licenças de implantação de complexos portuários como o de Bagres citados nas investigações da Operação Porto Seguro da Polícia Federal. 

A estrutura de produção de laudos fraudulentos desmontada pela PF lança suspeitas sobre muitos outras concessões e muitos outros arrendamentos realizados no Porto. 

Novas revisões podem vir por aí. 

Outra decisão previsível é o pedido de afastamento da promotora Ana Paula Ferreira Nogueira da Cruz do inquérito que investiga empreendimento do ex-senador Gilberto Miranda na Ilha de Bagres, orçado em quase R$ 2 bilhões. 

Ela admitiu que Miranda é amigo íntimo dela. 

Mas não explica porque só agora o afastamento, depois que o escândalo dos laudos fraudados estourou. Ela atuava no inquérito desde o início, em setembro de 2011. 

Falta combinar com os inovadores 

O político pensa nas próximas eleições e o estadista, nas próximas gerações. Com isso na cabeça, a equipe do governador Geraldo Alckmin elabora o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista, uma mancha, em boa parte quase totalmente urbanizada no território do estado, que engloba quase 180 municípios. 

A Grande São Paulo e as Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de Campinas estão incluídas ao lado da Vale do Paraíba, do litoral norte e das regiões no entorno de Jundiaí, Atibaia e Sorocaba. 

Vetores 

A mobilidade, a segurança, o saneamento e as políticas de desenvolvimento econômico estão entre os vetores mais importantes desse futuro Plano. 

O problema atual de planejamentos de longo prazo como esse é a imprevisibilidade dos avanços da tecnologia. 

Será que em 2040 rodovias e ferrovias ainda vão ser as modalidades de transporte de passageiros e de cargas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário