domingo, 11 de setembro de 2011

Os objetivo do Blog Ferro Anel SP e os contornos ferroviário no Brasil

A elaboração deste Blog Ferro Anel SP acontece em decorrência da inércia que se arrasta há décadas na infraestrutura dos transportes ferroviário de São Paulo que é um dos maiores gargalos de transportes do Brasil e vem gerando graves problemas devido a convivência entre trens de carga que se direciona ao Porto de Santos e um congestionado trafego de trens metropolitano de passageiros nas cidades da Grande São Paulo.

Este blog Ferro Anel SP certamente terá existência por um considerável tempo em decorrência das postagens futuras que acontecerão, pois de tempo em tempo surgem noticias que infelizmente mais se assemelham com factóides do anedotário de marketing das campanhas dos políticos, para terem destaque nas paginas dos grandes jornais e das mídias especializadas, mas que não dão a devida atenção a um assunto de extrema importância a vida econômica do Brasil.

Certamente neste Blog Anel SP teremos muita noticia, pois a pequena cidade de são Paulo de Piratininga do século 19, antigo berço dos antigos bandeirantes portugueses, luso brasileiro e nativos, que adentraram os sertões e selvas brasileiras atrás das Minas Geraes de ouro, e pedras preciosas alargando o império português primeiramente através da passagem da garganta do Embaú entre cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG) para vencer a serra da Mantiqueira em busca das miçangas dos índios,  pedras amarela (Ytajubá), pedras verdes (Esmeraldas – Chapada Diamantina) que eram pedras preciosas  que os nativos exibiam e diziam que existiam a lendária  montanha resplandecente de Sabaraçu que levou a descoberta de Sabará , Ouro Preto entre outras Minas  Geraes até os sertões de Goyaz e alcançar o Piauí, pois os portugueses estavam admirados com as descobertas que os espanhóis fizeram nas montanhas douradas dos incas e dos nativos da América Central e do México.

 Mas a cidade de São Paulo de Piratininga só se desenvolveu economicamente mesmo a partir da construção da Ferrovia São Paulo Railway em 1867 ligando o Porto de Santos  que inicialmente era concessão do então Barão de Mauá as grande fazendas produtoras de café no planalto paulista no interior do Estado e certamente a Estação da Luz foi um dos primeiro contorno ferroviário subterrâneo construído para transpor a cidade que crescia resolvendo outro problema na rampa da subida do Bairro da Barra Funda  e desta para o bairro do Brás.

 Com o crescimento da cidade de São Paulo no inicio do século 20, a cidade foi construindo um poderoso parque industrial para substituição das importações nos terrenos, pátios e terminais as margens das ferrovias The São Paulo Railway, Estrada de Ferro Sorocabana e a Estrada de Ferro Central do Brasil que ligava a capital Federal no Rio de Janeiro principalmente durante as 1ª e 2ª guerra mundial e os bairros fabris e operários foram estrangulando as ferrovias que hoje são ferrovias para o transporte de passageiros e a décadas se propõe projetos de um Ferro Anel na Grande São Paulo que tem origens há mais de um 50 anos pois lá em 1962, consta dos arquivos do órgão especializados em transporte projetos para construção de um contorno ferroviário para retirar os trens de carga dentro da estação da Luz  passando os pelo contorno ferroviário na marginal do Rio Tiete .

 Lembrando que décadas antes fora construído o contorno ferroviário da Estrada de Ferro Sorocabana na marginal no leito do então recém construído canal do Rio Pinheiros, que então zique zagueava no então rio Jurubatuba, para descer a Serra do mar em livre aderência e concorrer com o monopólio da São Paulo Railway pelo sistema funicular, por ironia como demonstra a figura do ferro anel de 1969 do livro de 1971, "Integração dos transportes ferroviário metropolitano - fator básico de desenvolvimento" 196 pg. CDD: 388.42 editado pelo serviço de Documentação do Ministério dos Transportes do autor Engº Frederico de Assis Pacheco Borba que ganhou o segundo lugar no II concurso de monografia instituído pelo ministério dos transportes, este ramal ferroviário constava como pertencente ao ferro anel interior da cidade de são Paulo e hoje foi incorporado como linha 9 esmeralda  de trem metropolitano da CPTM que á esta transformando em metrô de superfície com modernos trens e nova sinalização como previa o livro citado, inviabilizando os antigos pátios e terminais de cargas de cimento e granéis e do Ceasa – CEAGESP. 

Que certamente no futuro terá que mudar para outra região mais próxima do rodo anel e construído próximo ao ferro anel ou construído um ramal ferroviário interligando ao terminal.
O nome ferro anel SP é emblemático e simbólico, pois Ferro Anel é um conjunto em circulo de contornos ferroviário em torno de uma grande cidade, e o curioso é que enquanto São Paulo a 6ª maior cidade do mundo ainda discute a construção, outras cidades já estão construindo e inaugurando tais como Araraquara e estão discutindo e fazendo pressão juntos aos órgãos responsáveis conseguindo resultados favoráveis tais como o contorno ferroviário de Belo Horizonte e varias outras cidades estão discutindo o assunto como Ourinhos e Itajaí e estaremos postando estas e outras matérias e artigos sobre o assunto.


Lembrando que no século 19 ferrovia era sinônimo de modernidade e todas as cidades queriam estações e terminais mais próximo do centro urbano , infelizmente neste século 21 as pessoas querem que a ferrovia se possível deve passar longe na periferia e em nossas grandes cidades a periferia ficou longe demais .

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